sexta-feira, 20 de maio de 2011

9811 - Uma síntese

Por calçadas de concreto e pedras caminhei;
esgotos transbordando saltei;
entre gomas de mascar e bolinhas de borrachas saltitantes
e gibis e pokebolas e tazos e figurinhas autocolantes
e tantas coisas que já nem sei, fui tomando o gosto
por andar e fazer meus caminhos para chegar a algum lugar.

Naquele tempo de caminhos a pé,
entre ilusões e regras e morais e enganos cresci
e ri e chorei e vivi
e fundei meus sonhos num solo que não havia em mim.

A um sítio novo, porém já íntimo, eu fui
e aprendi a fazer meus caminhos sobre duas rodas,
e os novos caminhos não me levavam a lugar algum;
Não obstante, sobre quatro rodas, entre assentos muitos,
ora vagos, ora ocupados, ora meus, ora de outrem,
nesse meio, sim, fazia meu caminho que não era só meu
e chegava a algum lugar.

E foi naquele mesmo tempo caminhos sem rumo e caminhos coletivos,
entre cadernos e letras e números e fórmulas me conheci.
E me ensinaram amores de ideias a construir minha identidade
e a ver que o que eu era não era o que deveras era,
mas o que pensava ser e queriam que eu fosse.
E dali em diante passava a ser o que meus desejos levavam-me a ser.

E ao sítio primeiro tornei e por calçadas de pés em marcha
outra vez fiz meu caminho e ainda assim o faço.
Um novo universo descobri e a ele minha mente abri:
meu mundo em contato com outros tantos mundos e mentes abertas.

E neste mesmo tempo que ainda me alcança,
através das águas, detrás das montanhas,
fez-se concreto o amor em mim, mais além daquele de ideias,
tão concreto que com as mãos podia alcançá-lo.
E constatei que o amor era meu dom maior.
E novamente sobre duas rodas e agora um motor
de amor eu vivi... e golpeou-me o mesmo amor... e de amor morri.

Tempo de maré baixa. E o tempo passou. E quando subiu a maré
e borraram as ondas os passos que para trás ficaram, renasci.
Seguindo o caminho, entre fotos e perfis, entre letras e cores,
olhando para o alto, bem alto e distante, acima das nuvens,
uma nova perspectiva avisto, uma nova pilha de fichas para apostar.
Há uma nova meta para mim, um novo caminho a seguir.
E assim vou vivendo, aprendendo, crescendo e descobrindo algo novo de mim.

Chico Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para mim.